Créditos: Secom/PSOL-PE

NOTA DA SETORIAL DE MULHERES DO PSOL PERNAMBUCO

UNIDAS CONTRA O FEMINICÍDIO E O TRANSFEMINICÍDIO

15/04/25

A cada 17 horas, um mulher é vítima de feminicídio no Brasil. Esse é um dado da Rede de Observatórios da Segurança, a partir do monitoramento de nove estados em 2024.

 

Pernambuco, no ano passado, foi o estado com mais feminicídios no Nordeste. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra), nosso estado é um dos que mais matam pessoas trans no país. Pernambuco, o lugar das lutas libertárias, continua sendo um lugar violento para mulheres e meninas, com agravante ainda maior para pessoas negras e pobres.

 

O caso de Ingrid Vitória, uma adolescente de 13 anos, mostra essa violência de forma muito evidente. Após passar cinco dias desaparecida, ela foi encontrada morta, no último sábado, dia 29, próxima ao distrito de Caraíbas, no Sertão de Pernambuco.

 

Ela, o irmão de três anos e a mãe pegaram carona com um vizinho, conhecido da família, que, no destino final, agrediu e amarrou a mãe e, depois, colocou a adolescente no porta-malas do carro.

Mais um caso de violência contra mulheres e meninas no Brasil.

 

A dor e a indignação diante desse e tantos outros crimes brutais nos atravessam profundamente. Muitas mulheres e meninas estão sendo vítimas da misoginia que faz do Brasil um dos países que mais mata mulheres no mundo.  Sheila Stefany Mendes da Silva (27), Adriele Pessoa de Santanna (26), Maria Valdivânia (44), Myrella Barbosa (25) são apenas algumas das inúmeras vítimas. Esses casos demonstram a falência de um sistema que não protege meninas, mulheres, mães, filhas.

 

Nos solidarizamos com a família de Ingrid e de todas as mulheres e meninas vítimas de feminicídio e transfeminicídio, e reafirmamos nosso compromisso inegociável com a luta contra todas as formas de violência de gênero. Exigimos investigações rigorosas e políticas públicas efetivas que garantam proteção, prevenção e justiça.

 

Não aceitaremos o silêncio. Não aceitaremos a naturalização da barbárie.

 

Pelo direito de viver sem medo. Pela memória de todas as vítimas! Mulheres unidas contra o feminicídio e o transfeminicídio!


Setorial de Mulheres do PSOL Pernambuco
Pernambuco, 15 de abril de 2025

 

2025  | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99

Feito por Sitio.one