Créditos: Paloma Luna
Círculo dos Povos: representatividade e protagonismo rumo à COP 30A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, participa nesta sexta-feira (24) da reunião do Círculo dos Povos, em Recife (PE), iniciativa que busca fortalecer a participação de povos indígenas, comunidades tradicionais, afrodescendentes e agricultores familiares nos debates sobre mudanças climáticas e na construção da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), que será realizada em Belém (PA) em 2025.
O evento tem o objetivo de ampliar a representação desses grupos junto à Presidência da COP 30, para garantir que seus conhecimentos, práticas e visões de mundo sejam incorporados aos processos de decisão sobre a crise climática.O Círculo cria formas de diálogo e de contextualização dos preparativos para Belém, além de ouvir e encaminhar as principais demandas.
O debate no Recife é uma realização do Governo Federal; do Ministério dos Povos Indígenas (MPI); do Gabinete da Vereadora do Recife Jô Cavalcanti (PSOL-PE); e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
Além da ministra Sonia Guajajara, o evento também contará com a presença de políticos, lideranças comunitárias e intelectuais acadêmicos. Confira, a seguir, a lista completa de participantes do Círculo dos Povos - Edição Pernambuco:
Ministra de Estado dos Povos Indígenas. Nascida na Terra Indígena Araribóia, do Povo Guajajara/Tentehar, no estado do Maranhão. É a primeira mulher indígena a ser nomeada Ministra de Estado, do primeiro Ministério dos Povos Indígenas do Brasil. Ativista e defensora dos direitos indígenas e dos direitos socioambientais, Sonia foi da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e atuou como coordenadora executiva da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).
Jô Cavalcanti
Única vereadora negra desta legislatura na Câmara do Recife, pelo PSOL. Foi ambulante, doméstica e artesã antes de se tornar liderança do comércio informal e coordenadora nacional do MTST. Ex-deputada estadual pelas JUNTAS, Jô viveu nas palafitas dos Coelhos, experiência que marcou sua luta por moradia digna. Sua trajetória une resistência, e compromisso com uma cidade mais justa e com o bem-viver do povo trabalhador.
Anne Heloise Barbosa do Nascimento
Mestre em Direito pela UFPE, Coordenadora de Educação Climática do Centro Brasileiro de Justiça Climática, Diretora de Advocacy do Instituto DuClima e articuladora nacional do Engajamundo. Atua na Coalizão de Ação Feminista para a Justiça Climática da ONU Mulheres e é pesquisadora com publicações em revistas como Lancet Planetary Health e Revista Brasileira de Políticas Públicas.
Joice Paixão
Líder comunitária e articuladora social, com forte atuação em justiça climática e adaptação antirracista. Co-fundadora e atual Presidente da Associação GRIS Espaço Solidário, coordena iniciativas voltadas à mitigação dos efeitos da crise climática e ao fortalecimento da governança territorial. Foi premiada no Programa Periferia Viva do Governo Federal em 2024, reconhecendo a capacidade do Espaço GRIS Solidário em implementar ações de resiliência climática. Coordenadora da Articulação Recife de Luta, Secretária da Rede por Adaptação Antirracista, Conselheira da Escola Municipal e da Associação Sítio Agatah, fortalecendo o engajamento social em diferentes frentes. Coordenadora de Envolvimento Territorial da Rede GERA, iniciativa que propõe soluções para o enfrentamento ao racismo ambiental, ampliando seu impacto em nível nacional.
Luísa Azevedo de Melo (Moderadora)
Professora do Curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atua como assessora do Núcleo de Prática Jurídica – ASTEPI e coordena a Câmara Privada de Conciliação e Mediação da UNICAP/ASTEPI, bem como a Clínica de Segurança Pública Cidadã. É mestra em Direito pela UNICAP e desenvolve pesquisas nas áreas de racionalidade jurídica, direitos humanos e imagens de controle.
Túlio Gadêlha
Líder da Rede Sustentabilidade na Câmara dos Deputados e bacharel em Direito pela UNICAP. Integra a Frente Parlamentar Ambientalista e a Comissão de Meio Ambiente e tem ações voltadas sobretudo ao desenvolvimento sustentável e combate ao negacionismo climático.
Valdênia Brito Monteiro
2025 | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99
Feito por Sitio.App.br