Créditos: Reprodução/ONG Onda Limpa
O PSOL Pernambuco repudia a tentativa da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, sob a gestão do prefeito Lula Cabral (Solidariedade), de despejar a ONG Onda Limpa, instituição socioambiental que há quase 20 anos desenvolve ações permanentes de educação ambiental, economia solidária, cooperativa de reciclagem, arte, surf e resistência comunitária na Praia de Itapuama, em um terreno de comodato regular.
A notificação enviada pela gestão municipal ordena que a Onda Limpa desocupe, em três dias, o espaço que ocupa e onde desenvolve ações em defesa do meio-ambiente. Trata-se de uma medida tão autoritária quanto ilegal, visto que não há qualquer ordem judicial que determine a desocupação do terreno privado ocupado pela ONG.
O PSOL defende intransigentemente o direito à cidade e a um meio-ambiente saudável, respeitando todas as pessoas que dedicam tempo e energia para cuidar do local onde vivem, trabalhando pela sustentabilidade socioambiental.
Além de colocar em risco uma instituição que há décadas desenvolve um trabalho reconhecidamente essencial para a preservação do território costeiro, a decisão tem uma carga de hipocrisia, uma vez que a própria prefeitura utiliza caminhões municipais para recolher os resíduos coletados pela cooperativa que agora ameaça remover.
Diante desse quadro, o PSOL reafirma que política pública de fato se constrói protegendo quem cuida do território, promovendo justiça ambiental e fortalecendo a democracia participativa.
Remover iniciativas comunitárias e ambientalistas como a Onda Limpa enquanto se protege e naturaliza práticas administrativas suspeitas de corrupção é uma afronta ao povo do Cabo e ao futuro sustentável de Pernambuco.
Exigimos que a prefeitura cancele imediatamente qualquer tentativa de despejo ou remoção da Onda Limpa, e que a implementação de políticas públicas efetivas para proteção ambiental, educação e desenvolvimento comunitário sejam prioridade no município.
O PSOL-PE permanece solidário à Onda Limpa e a todas as organizações populares que lutam por justiça ambiental, direitos urbanos e pela defesa de nossas praias e territórios costeiros. Não aceitaremos retrocessos nem perseguições a quem protege a vida e o meio-ambiente.
2025 | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99
Feito por Sitio.App.br