Créditos: Paloma Keise / Secom PSOL-PE

O ato ocorreu em Olinda e contou com a participação de diversos movimentos e organizações feministas

PSOL-PE marca presença no 8M pela vida de todas as mulheres e contra a escala 6x1

11/03/25

O PSOL-PE, a partir da organização da Setorial de Mulheres do partido, foi às ruas no último dia 8 de março marchar na luta pelo fim das violências, contra a escala seis por um e em defesa da vida de todas as mulheres. O ato, neste ano, ocorreu em Olinda, saindo do Varadouro, e contou com a participação de diversos movimentos e organizações feministas. O trajeto seguiu pela Avenida Sigismundo Gonçalves e terminou na Praça do Carmo.

 

Militante da Setorial de Mulheres do PSOL-PE e dirigente do PSOL Olinda, Yanna Rocha destacou que o mote da luta este ano traz a defesa da vida das mulheres e a oposição à escala seis por um, que sobrecarrega principalmente as mulheres, que têm dupla ou tripla jornada de trabalho. "Precisamos de cada vez mais mulheres pra fortalecer nossas vozes", defende Yanna.

 

Yanna Rocha no ato do 8M 2025. Créditos: Paloma Keise / Secom PSOL-PE

 

Rafah Ramos, também militante da Setorial e dirigente do PSOL-PE, defendeu que, apesar da importância do dia e do mês de luta das mulheres, a resistência precisa ser cotidiana. "O respeito às vidas das mulheres deve ser todos os dias. Estamos aqui lutando todos os dias por bem viver, contra as privatizações, a favor da legalização do aborto, estamos lutando por justiça climática, estamos lutando por justiça reprodutiva. Porque ser mulher no Brasil não é fácil. O PSOL tá aqui construindo a luta com todas as mulheres", afirmou Rafah.

 

Rafah Ramos no ato do 8M 2025. Créditos: Paloma Keise / Secom PSOL-PE

 

Também estiveram presentes no ato figuras públicas do partido, como a parlamentar Jô Cavalcanti, vereadora do Recife, Michelle Santos, dirigente estadual do partido e presidenta do PSOL Caruaru, e a deputada estadual do partido Dani Portela.

 

Jô destacou que a luta das mulheres também é uma luta pela vida da população LGBTQIAPN+ e, no contexto brasileiro, pela democracia e contra a anistia aos golpistas do 8 de janeiro. Já Michelle citou a importância da data para reafirmar os direitos das mulheres e defender a organização não só no Recife e na Região Metropolitana, mas também no interior do estado.

 

"No interior de Pernambuco, nossas mulheres também estão organizadas, nossas mulheres também estão atentas e estão trabalhando e lutando para garantir os nossos direitos", disse Michelle Santos.

 

O PSOL-PE, por meio da Setorial de Mulheres, se fez mais uma vez presente no ato, expressando a diversidade da composição do partido e a intransigência na defesa das pautas necessárias e urgentes.

 

Michelle Santos e Maria Brasil no ato do 8M 2025. Créditos: Paloma Keise / Secom PSOL-PE

 

Jô Cavalcanti no ato do 8M 2025. Créditos: Paloma Keise / Secom PSOL-PE

 

Acesse todas as fotos clicando aqui.

 

 

 

 

2025  | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99

Feito por Sitio.one