Créditos: Tom Cabral / Equipe Dani Portela

Discursos também criticaram a anistia concedida a torturadores da ditadura militar de 1964

Parlamentares do PSOL e movimentos sociais vão às ruas do Recife contra anistia a golpistas

09/01/25

A vereadora Jô Cavalcanti, do Recife, e a deputada Dani Portela estiveram presentes junto a movimentos sociais em ato contra a anistia dos golpistas do 8 de janeiro e em defesa da democracia. A ação ocorreu nesta quarta-feira (8) e contou com a participação de políticos do PT, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo.

 

"Sou filha de um ex-preso político da ditadura militar brasileira. Isso cortou e atravessou a minha própria vida. Nasci num lar muito politizado, onde a luta é pela redemocratização. Lutamos pela manutenção da democracia. Uma palavra que falamos de maneira tão simples, mas que vimos que ela estava sendo sempre ameaçada. Os atos do dia 8 de janeiro representam setores da sociedade, da direita e da extrema direita, que tentaram dar um golpe na democracia brasileira. Precisamos estar sempre atentos em defesa da democracia. É uma luta atualíssima", afirmou Dani Portela em entrevista à imprensa local.

 

Jô Cavalcanti, antes de seguir para o ato, apresentou o "Pacote da democracia", um conjunto de medidas legislativas para ressignificar o dia 8 de janeiro como um dia de luta. O pacote da parlamentar inclui, dentre outras ações:

 

  • Projeto de Lei (PL) municipal para estabelecer a proibição da concessão de homenagens a pessoas e entidades condenadas por atos antidemocráticos praticados no dia 8 de janeiro de 2023; 
  • Revogação de homenagens, títulos, comendas ou qualquer tipo de reconhecimento público já concedidos pela Prefeitura do Recife ou pela Câmara Municipal do Recife a indivíduos ou organizações envolvidas nos atos violentos que ocorreram no Brasil nesse dia, com a invasão e depredação de sedes dos três Poderes da República;
  • Resolução que cria a Medalha Defensores da Democracia para reconhecer figuras públicas que representam os ideais democráticos e o respeito aos direitos civis e políticos.

 

Parlamentares, organizações, militantes e as direções do PSOL Pernambuco continuam firmes em defesa da democracia e de sua radicalização, pautando os interesses da classe trabalhadora, da população negra, das mulheres, dos povos indígenas, da comunidade LGBTQIA+ e de todos os grupos historicamente explorados e oprimidos.

2025  | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99

Feito por Sitio.one