Créditos: Yane Mendes

Debate vai ocorrer na UFPE. No mesmo dia, a liderança também conduzirá parte política de baile cultural

Yasmim Alves participa de mesa de debate sobre feminismos contemporâneos nesta sexta-feira

19/03/25

Liderança do PSOL Recife, Yasmim Alves, militante da organização Feministas Antirracistas Socialistas - FAS e integrante do Afoxé Alafin Oyó, vai compor uma mesa de debate sobre Feminismos Contemporâneos, nesta sexta-feira (21). A atividade terá início às 14h e será na sala 31 (3º andar) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. No mesmo dia, Yasmim vai apresentar a parte política do Baile do Macumbeiro, a partir das 16h, na rua da Aurora.

 

Com o tema "Feminismos Contemporâneos: Resistências, Desafios e Práticas Políticas", a mesa de debate na UFPE busca fomentar um diálogo entre mulheres que atuam em diferentes frentes dos movimentos feministas do estado de Pernambuco. A mesa garantirá certificado por participação.

 

O Baile do Macumbeiro visa celebrar cultura, ancestralidade e resistência do povo negro, no Dia Nacional das Religiões de Matriz Africana. A concentração será em frente ao monumento Tortura Nunca Mais e seguirá para um Arrastão Cultural em direção à rua da Saudade. O baile vai contar com homenagens, música e feira de artesanato. Mãe Lu será homenageada no evento junto a 20 terreiros.

 

Yasmim Alves faz o convite para os dois eventos e destaca a importância de cada agenda. Ela afirma que a construção dos atos do Dia Internacional de Luta das Mulheres não começa e nem termina no mês de março, apesar de toda a movimentação. "Diversos movimentos feministas e centenas de mulheres se envolvem na construção desse processo que culmina no dia oito, mas que segue durante todo mês, fazendo atividades políticas, formativas e debates. Isso vai para além do mês de março", informa.

 

Ela convida as pessoas a se fazerem presentes na mesa de debates, levando dúvidas e contribuições. "Precisamos aprofundar os desafios atuais que a gente tem e as práticas que a gente precisa desenvolver diante desses desafios".

 

Já com relação ao Baile do Macumbeiro, a liderança informa que vai conduzir a parte política do evento. "Vamos ter falas sobre o que a gente que é povo de terreiro vivencia, como o racismo religioso. Depois desse momento político, vamos ter uma marcha, que vai terminar com as apresentações de palco", comenta Yasmim.

 

Para outras informações sobre a mesa, clique aqui. Mais informações sobre o Baile, acesse aqui.

 

 

2025  | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99

Feito por Sitio.one