Créditos: Câmara Municipal do Recife

Jô Cavalcanti alerta que gestão privada do parque pode trazer problemas para a comunidade e para os trabalhadores ambulantes

Vereadora do PSOL-PE questiona privatização do Parque da Jaqueira e critica retirada da pista de bicicross

12/03/25

Vereadora do PSOL na Câmara Municipal do Recife, Jô Cavalcanti criticou a decisão de retirar a pista de bicicross no Parque da Jaqueira. Ela também questionou a privatização do parque, que, a partir do dia 10, deixou de ter uma administração pública e passou a ser administrado pela empresa Viva Parques do Brasil. O discurso foi realizado nesta terça-feira (11), na tribuna da Casa.

 

"É nosso papel enquanto vereadores e vereadoras questionar o que está acontecendo. A função social de um parque público é democratizar os espaços destinados à recreação. A Jaqueira é um dos principais pontos de lazer da cidade do Recife e não pode ser transformado em um parque exclusivo ou elitizado. Não somos contra a ideia da modernização ou de melhoria do parque, mas queremos que isso seja feito de maneira que respeite a história, a função social e a relação estabelecida ao longo dos anos com a comunidade e o uso dos espaços", disse Jô.

 

 

Para a vereadora, essa decisão vai de encontro aos 40 anos de história da pista, que possibilitou projetos sociais, competições, formação de atletas e gerações de ciclistas. A pista "é um ponto de encontro numa comunidade ativa e engajada com esse esporte. Milhares de crianças, jovens e adultos passaram por ali e aprenderam bicicross, disciplina, cooperação, trabalho em equipe", defendeu.

 

A vereadora também fez um alerta. "Não é correto nem justo que o desejo do lucro do setor privado apague a história de 40 anos que está enraizado na história. Essa ação deve ser um sinal de alerta para nós, fiscalizadores da cidade. Sobretudo, a postura da empresa em relação a outras decisões na gestão do parque da Jaqueira. Me preocupa muito saber o que o Viva Parque possa fazer com os trabalhadores ambulantes do entorno", alerta Jô, que chamou atenção para dificuldades que trabalhadores e trabalhadoras ambulantes podem enfrentar com a gestão privada do parque.

 

2025  | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99

Feito por Sitio.one