Créditos: Raissa Bezerra / Secom PSOL-PE
Militantes do Partido Socialismo e Liberdade de Pernambuco (PSOL-PE), do Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos (MTSD) marcaram forte presença no ato contra a anistia dos golpistas do 8 de janeiro, no último domingo (30). A manifestação foi organizada pelas Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular. Diversas lideranças, militantes, dirigentes, figuras públicas e parlamentares do partido participaram do ato.
Em discurso, Samuel Herculano, presidente do PSOL-PE, reafirmou a necessidade de responsabilizar os golpistas do 8 de janeiro. "Sem anistia para aqueles que atentaram contra a Democracia brasileira. Estamos aqui hoje, enquanto partido, enquanto militante social, pra dizer que vamos nos somar e fortalecer. Não haverá anistia para nenhum golpista", defendeu.
Créditos: Raissa Bezerra / PSOL-PE
Vereadora do partido na capital pernambucana, Jô Cavalcanti compareceu ao ato com a camisa do MTST, demarcando sua atuação enquanto militante e coordenadora nacional do movimento. Ela relembrou, em seu discurso, que país passou um momento difícil no golpe de 1964 e que não podemos permitir que isso ocorra novamente. "Por isso, estamos nas ruas para garantir o Estado Democrático de Direito e dizer: sem anistia pra golpista", defendeu a parlamentar.
Créditos: Keise Nascimento / Secom PSOL-PE
Também estiveram presentes Ivan Moraes, ex-vereador do PSOL, liderança do partido e militante por Direitos Humanos; Robeyoncé Lima, ex-deputada das Juntas; Tiago Paraíba, secretário de Finanças do partido a nível nacional e ex-presidente do PSOL-PE; Michelle Santos, secretária de Direitos Humanos do PSOL Pernambuco e presidenta do PSOL Caruaru; Jerônimo Galvão, presidente da Federação PSOL-Rede; além de Raphaela Carvalho e Yasmim Alves, do Diretório Estadual. Também marcou presença a deputada estadual do partido, Dani Portela.
Ivan informou que, depois da marcação do ato, já houve um avanço. Em discurso, o ex-parlamentar destacou a decisão do STF de tornar réu Bolsonaro e generais golpistas, além do funcionamento de algumas instituições no país. "Agora, a gente tá na rua pra demonstrar que a gente tá de olho. Que a gente tá preocupado e que a gente não vai deixar simplesmente que as coisas aconteçam", afirmou.
Créditos: Raissa Bezerra / Secom PSOL-PE
Ele também sublinha que a extrema direita está se organizando para pautar a anistia no Congresso. "Não vai rolar porque eles vão ver que, cada vez mais, é impossível pra quem dá golpe no Brasil. Não vai ter anistia pra golpista nesse país nem hoje, nem amanhã, nem nunca mais".
Manifestações em todo país
As frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular convocaram atos em todo o Brasil. Partidos, movimentos sociais, organizações políticas, sindicatos e associações foram às ruas em diversas capitais do país para pautar o Sem Anistia e o golpe militar de 1964.
O PSOL-PE tem como um dos objetivos prioritários o enfrentamento à extrema-direita. Os atos contra a anistia e contra o golpe de 64 contribuem para esse combate.
Confira fotos da Secretaria de Comunicação do PSOL-PE no ato. Clique aqui.
Créditos: Keise Nascimento / Secom PSOL-PE
2025 | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99
Feito por Sitio.one