Créditos: João Penna/ Equipe Dani Portela

A visita foi no bairro do Coqueiral, que já estava sob observação das parlamentares

Parlamentares do PSOL-PE visitam bairro do Recife que vive sob risco de deslizamento de barreiras

21/03/25

Parlamentares do PSOL-PE, a vereadora do Recife Jô Cavalcanti e a deputada estadual Dani Portela visitaram o bairro do Coqueiral, no Recife, nesta quinta-feira (20). O objetivo da visita foi fiscalizar junto aos moradores as condições de casas e famílias sob risco de deslizamento de barreiras e encostas. Também estiveram presentes na visita a vereadora Kari Santos e o deputado João Paulo (PT), que faz parte Frente Parlamentar do Rio Tejipió.

 

Jô destacou a importância de fazer escuta na localidade. "Estamos aqui no bairro do Coqueiral, junto à Frente Parlamentar da Alepe, pra fiscalizar as obras do ProMorar. Foi muito importante esse processo de escuta para fomentar ainda mais as ações objetivas que podemos encaminhar", afirmou.

 

“Acompanhamos a situação de Coqueiral desde 2022, enquanto estávamos na vereança. O que vimos hoje foi a continuidade da negligência de anos do poder público com o bairro. Casas que são destruídas a cada chuva que dá. Não é preciso que seja inverno para os moradores temerem pelas suas vidas. Com as mudanças climáticas que vivemos, todo o dia é dia de ficar alerta. A prefeitura e o governo do estado precisam intervir efetivamente nessa situação”, protestou a deputada Dani Portela.

 

 

Um grupo de moradores de Coqueiral relatou, em fevereiro, o agravamento da situação de insegurança devido à presença de cinco barreiras, classificadas desde 2022 pela defesa civil como nível 4 (representando alto risco de deslizamento). Essas barreiras se localizam em áreas ocupadas por famílias, afetando mais de 20 casas e 97 pessoas vulneráveis. 

 

Os moradores da localidade formaram o Coletivo Coqueiral para buscar soluções imediatas do poder público solicitando a construção da encosta. Apenas propostas de retirada das casas e auxílio aluguel foram apresentadas e aceitas por 8 famílias. Desde novembro de 2024, as solicitações de medidas paliativas como a instalação de lonas não são atendidas em Coqueiral. 

 

O gabinete da presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Dani Portela, produziu um dossiê reunindo um conjunto de documentos e requerimentos enviados ao Poder Executivo municipal e estadual. O documento foi encaminhado como uma representação ao Ministério Público de Pernambuco pedindo investigação sobre suposta negligência da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado na insuficiência de ações no bairro diante dos riscos de deslizamento.

2025  | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99

Feito por Sitio.one