Créditos: Keise Nascimento / Secom PSOL-PE

O manifesto sublinha que a pré-candidatura é um chamado à unidade, na luta contra a extrema-direita e o bolsonarismo

“Ocupar e Enegrecer o Congresso”: Jô Cavalcanti lança manifesto e mira o Senado em 2026 

13/06/25

Em um ato político realizado na noite da última quarta-feira (11), a vereadora do Recife Jô Cavalcanti (PSOL) lançou o manifesto da sua pré-candidatura ao Senado Federal, com o mote “Ocupar e Enegrecer o Congresso”. Jô vai compor a chapa majoritária do partido em Pernambuco para as eleições de 2026, ao lado do pré-candidato do PSOL ao governo do estado, Ivan Moraes.

Durante o ato, Jô reforçou a urgência de disputar os espaços de poder institucional a partir de uma agenda progressista, comprometida com a defesa dos territórios periféricos e o protagonismo das mulheres negras. “O que a gente quer no Senado Federal é que tenha mais mulheres, que tenha o povo negro, indígenas. Representação do povo. Queremos fazer história em Pernambuco. Nossa voz, nossos corpos e nossas pautas precisam estar onde as decisões são tomadas”, afirmou Jô Cavalcanti.

O manifesto sublinha que a pré-candidatura é um chamado à unidade, na luta contra a extrema-direita e o bolsonarismo no país. O documento também aponta que Jô pode fazer história em Pernambuco: "Mulher negra, da classe trabalhadora, militante de movimentos sociais, Jô Cavalcanti é um nome para fazer história na eleição de 2026. Ela pode ser a primeira senadora negra eleita por Pernambuco", destaca.

Além de apresentar a proposta política da pré-candidatura de Jô ao Senado, a atividade serviu como um espaço de acolhimento e mobilização para novos filiados e filiadas ao PSOL, em um momento estratégico de fortalecimento da legenda no estado.

Com uma trajetória marcada pela atuação nos movimentos populares, Jô Cavalcanti, que é coordenadora nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), e já foi deputada estadual pelo mandato coletiva Juntas (PSOL-PE), se coloca como uma aposta para fazer frente ao avanço da extrema-direita e do bolsonarismo no Congresso Nacional.

A pré-candidatura ao Senado integra um projeto estratégico do PSOL em Pernambuco, que aposta na chapa com Ivan Moraes para disputar o governo estadual. A legenda busca construir um campo progressista forte e programático no estado, articulando alianças com movimentos sociais e setores populares.

Leia o manifesto completo no link: https://bit.ly/JôNoSenado

 

 

2025  | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99

Feito por Sitio.App.br