Créditos: Bruna Araújo
A Articulação Nacional dos Indígenas do PSOL lançou neste mês de abril uma campanha de filiação ao partido voltada aos povos originários e tradicionais. O PSOL nos últimos anos se notabilizou como o principal aliado institucional do movimento indígena, tendo a deputada federal Célia Xakriabá e a ministra Sônia Guajajara como principais expoentes dessa aliança que se firma cada vez mais nos territórios.
Com a realização em Brasília (DF) da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização indígena da América Latina, a Articulação Nacional dos Indígenas do PSOL se reuniu com a líder da bancada federal do partido, Talíria Petrone, e a presidenta nacional, Paula Coradi, para apresentar uma série de reivindicações que fortalecem a participação indígena no partido e no Congresso Nacional.
As propostas vão no sentido de defender políticas públicas que reconheçam os povos originários como defensores do meio ambiente e na criação de estruturas, tanto partidárias como governamentais, que promovam a participação política indígena.
A atuação do PSOL, com Célia Xakriabá e Sonia Guajajara à frente da pauta indígena no âmbito federal e com as vereadoras Luzineth Pataxó (Pau Brasil-BA) e Ingrid Sateré Mawé (Florianópolis-SC), tem sido fundamental na denúncia do racismo ambiental, na defesa dos territórios e na articulação de políticas públicas voltadas aos povos originários. Mas a presença destas indígenas, tanto no Executivo como no Legislativo, passa longe de ser suficiente para garantir as transformações estruturais das quais necessitam os povos indígenas.
Para acessar o texto completo da carta dos indígenas do PSOL e saber mais sobre como os povos originários podem se organizar no partido, clique aqui.
Com informações da Secretaria de Comunicação nacional do PSOL.
2025 | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99
Feito por Sitio.App.br