Créditos: Sindmetro-PE
Durante sua participação no Seminário de Gestão e Planejamento do SINDMETRO-PE, o professor e militante político David Cavalcante (UFPE) trouxe reflexões importantes sobre os desafios atuais da luta contra a privatização, tema central do encontro promovido pelo sindicato nesta sexta-feira (4). A mesa foi composta por Quezia Cordeiro (Diretora de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente) e Joedson (Suplente de Formação Sindical).
David iniciou sua fala reconhecendo a luta da categoria metroviária de Pernambuco, destacando que ela se entrelaça com a de outros trabalhadores e trabalhadoras, como os da Compesa, também ameaçados pelo projeto de privatização do Governo Estadual. Ele alertou, ainda, para a omissão do Governo Federal diante de privatizações já consolidadas e outras que não foram revertidas desde a posse do presidente Lula.
“É um desafio grande. Eu sei que essa é a principal bandeira de vocês. Conheço um pouco da categoria metroviária. Tem muitas conquistas, tem um sindicato atuante, plural, democrático. Mas essa é uma luta que precisa ser encarada com seriedade e articulação ampla”, afirmou o palestrante.David defendeu a necessidade de ampliar o diálogo e buscar unidade com outros setores da sociedade e do movimento sindical, construindo pontes e alianças para enfrentar o desmonte do patrimônio público.
Ele também chamou atenção para o papel da comunicação e da disputa de narrativas, relatando que, segundo uma coluna da Folha de S. Paulo, pesquisas diárias feitas pelo Palácio do Planalto indicam uma elevação de 5 pontos percentuais na popularidade do presidente Lula — o que, segundo ele, revela que o governo ainda se mantém atento ao termômetro da opinião pública, mas não necessariamente alinhado com as pautas da classe trabalhadora.
A fala de David contribuiu para aprofundar o debate político do seminário, reforçando a importância de manter a mobilização, a formação política e a unidade das categorias na luta em defesa dos serviços públicos e contra as privatizações.
David finalizou sua intervenção convocando a categoria a participar do Plebiscito Popular, como forma de ampliar a luta por direitos que ainda precisam ser conquistados. Segundo ele, é fundamental ouvir a voz do povo brasileiro sobre temas que afetam diretamente a vida da classe trabalhadora.
O Plebiscito Popular, que está em andamento em todo o país até setembro de 2025, propõe ouvir a população brasileira sobre temas centrais para a vida da classe trabalhadora. Entre as principais pautas em debate estão o fim da escala de trabalho 6x1, a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos.
As propostas visam promover mais justiça social e garantir condições dignas para os trabalhadores e trabalhadoras. A iniciativa busca mobilizar a sociedade em torno de reivindicações históricas e ampliar o debate público sobre a construção de um país mais justo e igualitário.
Com informações da Comunicação do Sindmetro-PE
2025 | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99
Feito por Sitio.App.br