Créditos: Yasmim Alves

Com o aumento de 4,29% nas passagens, Movimento e organizações se mobilizam e reiteram defesa da tarifa zero e da estatização do transporte público

Movimento Passe Livre Recife e diversas entidades definem ações contra aumento nas tarifas

06/01/25

O Movimento Passe Livre Recife convocou uma reunião ampla na última sexta-feira (3) para definir ações contra o aumento nas tarifas homologado pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). A reunião ocorreu na sede da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE) e contou com a participação de cerca de 40 militantes de diversas organizações.

 

Yasmim Alves, militante da FAS e do PSOL, e liderança política no Recife, esteve presente na reunião e reafirmou a luta contra o aumento nas passagens e por um transporte público, gratuito e de qualidade. "Nós estamos lutando não só contra o aumento das tarifas, mas também pela tarifa zero e pela estatização do transporte público, sob controle dos trabalhadores, das trabalhadoras e dos usuários", defendeu.

 

Mais de 60 cidades brasileiras têm tarifa zero, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Essas experiências têm diversas formas de financiamento, inclusive mantendo o modelo privatizado. Em todos os casos, após a instituição da gratuidade do transporte ao usuário final, houve aumento expressivo na demanda, o que demonstra que boa parte das pessoas não têm dinheiro para usar o transporte público no atual modelo. 

 

A reunião ampla convocada pelo Movimento Passe Livre teve início com uma análise de conjuntura e deliberou encaminhamentos que serão realizados nas próximas semanas. Em Recife, o movimento fará ações no dia 9, momento em que haverá outras articulações simultâneas em São Paulo. Também ficou encaminhada a próxima reunião do movimento para segunda-feira, 13.

 


Ano novo e mais aumento das tarifas de ônibus

 

No último sábado (4), a Arpe homologou um aumento de 4,29% da tarifa dos ônibus da Região Metropolitana do Recife. A medida entra em vigor nesta segunda-feira (5).  Com o aumento, a passagem sai de 4,10 para 4,30.

 

O aumento da tarifa, aprovado anteriormente pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano, vai atingir quase 2 milhões de pessoas que usam o transporte público diariamente.

 

2025  | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99

Feito por Sitio.App.br