Créditos: @ivanmoraesfilho / instagram
Nesta terça-feira (02), o mandato do vereador Ivan Moraes (PSOL) homenageou e entregou Título de Cidadã do Recife a Dayanna Louise Santos, em sessão solene realizada na Câmara Municipal, após uma batalha contra setores fundamentalistas do parlamento municipal. A proposta foi uma sugestão da Associação de Travestis e Pessoas Trans de Pernambuco (Natrape) para o mandato, que prontamente acatou o pedido e o transformou no Requerimento 4027/2024.
Na justificativa da Matéria, o Gabinete do vereador afirmou que “o apagamento é uma ferramenta da transfobia, assim, visibilizar as colaborações de Pessoas Trans e Travestis pauta a superação desse tipo de violência”. O mandato reconhece que Dayanna “tem notórias contribuições para as políticas pedagógicas do estado, particularmente para a população LGBTQIAPN+”. Figura de destaque no campo das políticas pedagógicas em Pernambuco, em especial aquelas voltadas para a população LGBTQIAPN+, Dayanna Louise Santos é pesquisadora, educadora e ativista.
Em discurso, Ivan Moraes deu destaque à trajetória de Dayanna. Natural de Carpina (PE), ela é conhecida por sua atuação no cineclubismo pernambucano e por ser a idealizadora da Unidade de Educação para as Relações de Gênero e Sexualidades (Unergs) na Secretaria de Educação do Estado, setor que coordenou entre os anos de 2019 e 2021. É historiadora, bacharel em serviço social, mestra e doutoranda em educação. No seu currículo, possui conquistas como o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, do qual foi vencedora em três ocasiões. Moraes salientou, ainda, a atuação política da nova Cidadã no mandato da ex-vereadora de Aracaju (SE) e deputada estadual de Sergipe Linda Brasil (PSOL).
O vereador não deixou de comentar o processo de tramitação do projeto que concedeu o Título. A iniciativa, aprovada neste ano, foi antecedida de um outro projeto, que havia sido votado na Câmara do Recife em 2023. “A maioria da Câmara, naquele dia, votou a favor do Título para Dayanna, mas a gente não tinha o número necessário para garantir os três quintos que dariam esse Título. A gente tem certeza do porquê isso aconteceu, de como aconteceu. E, na mesma hora, vários colegas chegaram para a gente e disseram: a gente precisa consertar isso. A gente fez um outro decreto, entendendo que precisava passar aquele ciclo legislativo”, observou Ivan Moraes. “Dayanna, é com muita honra hoje que eu abraço o seu aceite. Porque você ter aceitado este Título só traz honraria, só traz glória, só traz excelência para esta Casa e para a cidade do Recife”.
Créditos: @ivanmoraesfilho / Instagram
Ao discursar, Dayanna contou sua história pessoal, numa narrativa poética, e lembrou que o Recife já foi a capital do transfeminicídio do país. Destacou, inclusive, nomes de travestis que foram assassinadas. Ela também disse que a entrega do Titulo traz uma importante lição: “Somos nós, corpos trans e travestis, que temos ensinado ao Recife, ou melhor a esta pátria chamada Brasil, que ainda nos renega tantos direitos, o verdadeiro sentido da expressão cidadania”.
Ela também criticou o fundamentalismo religioso e disse que o maior título de carrega, até, é “ser filha de José Luiz e de Joseneide Leandro”. Os pais dela, que estavam no plenário, choraram emocionados. Todos os seus familiares estavam presentes. “Espero que tal honraria possa sensibilizar esta e outras casas legislativas a assumir o compromisso na construção de alternativas que contribuam para uma transcidadania”. Dayanna Santos agradeceu à Câmara do Recife e ao vereador Ivan Moraes pelo Título de Cidadã e convidou a todas as pessoas transexuais, presentes na solenidades, a se posicionassem à frente da mesa diretora da solenidade. Sob aplausos, uma foto foi feita.
Fizeram parte da mesa a presidente, o autor da proposição; e a homenageada; a vice-presidenta da Natrape, Caia Maria; a coordenadora geral da Amotrans e vice-presidenta da Antra, Chopelly Santos; e Yudi Luiz, movimento Independente de Homens Trans e Transmaculinidades de Pernambuco.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal do Recife.
2025 | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99
Feito por Sitio.App.br