Vereador Ivan Moraes; Sebastião Soares, representante do Ministério da Cultura / Instagram ivanmoraesfilho
O mandato do vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública na última terça-feira (18) na Câmara do Recife para discutir a “Cidade da Cultura Popular”. Trata-se de um projeto criado a partir de debates na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que geraram a ideia da criação de um espaço no bairro São José, para que os artistas locais se preparem e realizem apresentações, no carnaval, no ciclo junino ou em qualquer outro período do ano.
“Hoje nós temos um projeto de uma ideia da criação da Cidade da Cultura Popular, que foi realizado em parceria com a Universidade Católica e representantes de diversos brinquedos da cultura popular aqui da nossa cidade e que pretende construir essa Cidade numa área que já é pública, que já pertence à Prefeitura, e parte dela que pertence ao Governo Federal e que está vindo para a Prefeitura. E a gente tem a perspectiva de um recurso negociado pela Prefeitura junto com a empresa que está construindo a obra no Cais José Estelita. Então a gente tem todos os elementos necessários para que essa cidade da cultura popular vire realidade”, resumiu Ivan.
Para Carol Vergolino, assessora no mandato de Ivan que também organizou a audiência, “a cultura popular é a pulsão de vida dessa cidade, e ela precisa ser valorizada no carnaval, mas também além dele”. Ela completou: “na audiência compartilhamos não só o resultado das escutas, mas também a nota técnica sobre o Carnaval 2024. É esperançar fazendo acontecer!”.
Carol Vergolino, assessora parlamentar / Instagram: ivanmoraesfilho
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, Paula Maciel, explicou como ocorreu o processo de idealização da Cidade da Cultura Popular. “Nós fomos procurados pela Liga da Cultura Popular, trazendo essa necessidade deles de encontrarem um espaço na cidade, para ser o espaço da cultura popular. E aí nós propusemos a realização de um workshop com alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo. Uma conversa, tendo como primeiro como ponto de partida a escuta de todos os representantes da cultura popular”, relatou. “A partir disso, nós fizemos grupos de trabalho com alunos e professores para estudar propostas de ocupação de território – primeiro de tudo, a identificação do território. E foi aí que nós identificamos o bairro de São José como esse local que tem uma vocação natural pela sua história para abrigar, para ser a Casa da Cultura Popular”.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal do Recife.
2025 | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99
Feito por Sitio.one