Luiza Carolina, nascida na cidade do Recife, criada em São Lourenço da Mata, teve uma infância simples. Vivendo na casa dos avós, seu João Ferreira e dona Luiza Gomes, dividia um pequeno quarto junto aos seus tios, Jonas e João Ferreira Júnior, e com seus primos, João Felipe e José Lucas. A família vivia na comunidade de Muribara, bairro pobre de São Lourenço da Mata. Filha de Irinan Adriana da Silva, cresceu vendo sua mãe, sozinha, lutando para criá-la.
Trabalhando como empregada doméstica, passava a semana inteira no trabalho. Luiza Carolina foi estudante de escola pública na primeira infância e concluiu seu ensino médio na EREM Conde Corrêa de Araújo, onde além de ter sido monitora, participado de grupos de estudos e desenvolvendo projetos científicos, tornou-se jogadora de futsal. No esporte, logo se destacou, vencendo por 3 anos consecutivos o campeonato municipal, por 2 vezes a etapa regional e chegando ao 3º lugar na etapa Pernambucana.
Saindo da escola, foi aprovada no curso Técnico em Química Industrial e tornou-se menor aprendiz. Na vida, de tudo fez um pouco, trabalhou ao lado da mãe em uma carrocinha de espetinho, vendeu revista e biquíni, foi atendente de telemarketing. Em 2013, com 18 anos, foi mãe de sua única filha, Izabella, sendo esse o momento mais desafiador de sua trajetória. Em 2015, aprovada no vestibular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, despertou para a política, sendo Diretora do Diretório Acadêmico (DA) de Engenharia Agrícola e Ambiental, e do Diretório Central dos Estudantes Odijas de Carvalho, sendo uma incansável defensora da Universidade Popular e iniciou sua trajetória na militância partidária, sempre no campo da Esquerda, sendo candidata a Deputada Estadual em 2018. Atualmente é Presidenta do DA de Economia Cláudia Conceição da UFRPE.
Na Rural, se reconheceu pesquisadora e extensionista, ingressando no Núcleo Jurema - Feminismo Agroecologia e Ruralidade. Viu na agroecologia uma nova forma de ver a vida, se dedicou às mulheres rurais em suas pesquisas e projetos. Pelo Núcleo Jurema, participou do processo de aplicação e sistematização das Cadernetas Agroecológicas. Trabalhou na Casa da Mulher do Nordeste como educadora. É casada com Ingrid Santos, mulher negra, historiadora, artista visual e produtora cultural. Luiza Carolina, nascida na cidade do Recife, criada em São Lourenço da Mata, teve uma infância simples.
Vivendo na casa dos avós, seu João Ferreira e dona Luiza Gomes, dividia um pequeno quarto junto aos seus tios, Jonas e João Ferreira Júnior, e com seus primos, João Felipe e José Lucas. A família vivia na comunidade de Muribara, bairro pobre de São Lourenço da Mata. Filha de Irinan Adriana da Silva, cresceu vendo sua mãe, sozinha, lutando para criá-la. Trabalhando como empregada doméstica, passava a semana inteira no trabalho. Luiza Carolina foi estudante de escola pública na primeira infância e concluiu seu ensino médio na EREM Conde Corrêa de Araújo, onde além de ter sido monitora, participado de grupos de estudos e desenvolvendo projetos científicos, tornou-se jogadora de futsal. No esporte, logo se destacou, vencendo por 3 anos consecutivos o campeonato municipal, por 2 vezes a etapa regional e chegando ao 3º lugar na etapa Pernambucana. Saindo da escola, foi aprovada no curso Técnico em Química Industrial e tornou-se menor aprendiz. Na vida, de tudo fez um pouco, trabalhou ao lado da mãe em uma carrocinha de espetinho, vendeu revista e biquíni, foi atendente de telemarketing. Em 2013, com 18 anos, foi mãe de sua única filha, Izabella, sendo esse o momento mais desafiador de sua trajetória.
Em 2015, aprovada no vestibular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, despertou para a política, sendo Diretora do Diretório Acadêmico (DA) de Engenharia Agrícola e Ambiental, e do Diretório Central dos Estudantes Odijas de Carvalho, sendo uma incansável defensora da Universidade Popular e iniciou sua trajetória na militância partidária, sempre no campo da Esquerda, sendo candidata a Deputada Estadual em 2018. Atualmente é Presidenta do DA de Economia Cláudia Conceição da UFRPE. Na Rural, se reconheceu pesquisadora e extensionista, ingressando no Núcleo Jurema - Feminismo Agroecologia e Ruralidade. Viu na agroecologia uma nova forma de ver a vida, se dedicou às mulheres rurais em suas pesquisas e projetos. Pelo Núcleo Jurema, participou do processo de aplicação e sistematização das Cadernetas Agroecológicas. Trabalhou na Casa da Mulher do Nordeste como educadora.
É casada com Ingrid Santos, mulher negra, historiadora, artista visual e produtora cultural. Da Favela, floresce Luiza Carolina da Silva. Mulher negra, mãe, LGBTQIA+, estudante, militante, trabalhadora e jogadora. Com uma trajetória que se soma a de tantas que vieram antes e que virão depois. Com sonhos e com a disposição de torná-los realidade. Com a coragem das que sobrevivem e não sucumbem. Com a vontade de transformar nossa realidade. Com o desejo de um mundo melhor. Com a força da ancestralidade. Com a dedicação das que revolucionaram. Com a certeza que podemos ser mais!
Filiada ao PSOL - Partido Socialismo e Liberdade Aos 27 anos, disponibilizará seu corpo, sua história e sua trajetória para um projeto SOBRE NÓS!
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR SANTINHO DIGITAL
Link das redes sociais
https://www.instagram.com/luizacarolinapsol/
https://www.facebook.com/luizacarolina.pcb/
twitter: @lucarolinapsol
CNPJ de campanha
47.508.285/0001-30
2025 | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99
Feito por Sitio.one