Créditos: Tom Cabral / Equipe Dani Portela - Reprodução / redes sociais

Movimentos e instituições organizaram ato nesta segunda-feira (25), que também pautou escala 6x1 e luta contra PEC do estuprador

Lideranças e parlamentares do PSOL vão às ruas pela eliminação da violência contra as mulheres

26/11/24

Lideranças e parlamentares do PSOL-PE participaram de ato, nesta segunda-feira (25), que pautou eliminação da violência, redução da jornada de trabalho e direito ao próprio corpo de mulheres e pessoas que gestam. Organizado por um conjunto de movimentos feministas, o ato teve como mote: "Pela vida das mulheres: dignidade para viver sem violência, para decidir sobre nosso corpo e para viver além do trabalho". A manifestação ocorreu na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife.

 

A deputada Dani Portela afirmou que os movimentos tomaram as ruas para reivindicar direitos fundamentais. "O ato representou um grito coletivo por uma sociedade mais justa e igualitária. Por nenhuma a menos", disse a parlamentar, que destacou que o tema do ato simbolizou a luta contra todas as formas de violência.

 

A cada 24 horas, oito mulheres são vítimas de violência doméstica no país, segundo o relatório da Rede de Observatórios da Segurança. O levantamento também aponta que Pernambuco é o estado com maior número de feminicídios no Nordeste. Pesquisa do Ipea, publicada em 2023, demonstra que as mulheres trabalham mais que os homens, considerando não só o mercado de trabalho, mas também o trabalho doméstico não remunerado. Além desses dois dados relacionados à violência e à carga de trabalho, as mulheres brasileiras têm sofrido ataques sucessivos de setores do Congresso Nacional, que querem retroceder 80 anos na legislação sobre aborto no país.

 

"Diversos movimentos e instituições participaram do ato organizado, unindo vozes e forças contra a violência e a exploração dos nossos corpos. Seguiremos em frente e juntas! Pela vida das meninas, mulheres e pessoas que gestam!", afirmou Jô Cavalcanti, vereadora eleita do Recife.


Ailce Moreira, liderança do PSOL no Recife, escreveu em suas redes que os movimentos tomaram as ruas por uma vida digna e sem violência para todas as mulheres. "Que hoje, 25 de novembro, dia internacional de luta pela eliminação da violência contra as mulheres, todas nós possamos sonhar livres, mesmo que nossas correntes não sejam todas iguais", defendeu.

 

Ailce Moreira em ato pela eliminação da violência contra as mulheres. Créditos: Reprodução / redes sociais


 

Ataque aos direitos de mulheres e meninas

 

Ex-deputada das Juntas, Carol Vergolino publicou texto alertando para a PEC 164/2012, que tramita na CCJ da Câmara dos Deputados e propõe atacar os direitos de mulheres, meninas e pessoas que gestam. A PEC defende alteração no artigo 5º da Constituição Federal, que trata da inviolabilidade do direito à vida, incluindo a expressão "desde a concepção", o que inviabiliza qualquer tipo de interrupção de gravidez, até as já previstas em lei.

 

O artigo foi publicado no site da Marco Zero Conteúdo. Clique aqui.

2025  | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99

Feito por Sitio.one