Créditos:
Em um cenário em que João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD) convergem na defesa da estadualização do Metrô do Recife como etapa para sua posterior privatização, Ivan Moraes (PSOL) se diferencia desde o início como o único pré-candidato ao Governo de Pernambuco que se posiciona contra a privatização do metrô, defendendo investimentos federais para garantir um serviço público de qualidade, sob controle estatal e a serviço da população.
Posicionamento histórico e coerente
A posição de Ivan Moraes se ancora em uma trajetória de luta em defesa do transporte público, do direito à cidade e da mobilidade urbana como política social. Durante seus mandatos como vereador do Recife, Ivan atuou de forma permanente denunciando a precarização do metrô, a falta de investimentos estruturais e os riscos da entrega do sistema à iniciativa privada.
Mesmo sem mandato, segue atuante denunciando a precarização do metrô, a falta de investimentos estruturais e os riscos da entrega do sistema à iniciativa privada. Além disso, apoia de forma constante as mobilizações dos metroviários e critica todas as tentativas de repressão sindical.
Mobilidade: Ivan de um lado; João e Raquel de outro
João Campos e Raquel Lyra representam projetos políticos formados a partir de uma lógica de cidade pensada para poucos e organizada em torno do automóvel. Diferente de seus adversários, Ivan Moraes construiu sua atuação política a partir da vivência concreta da cidade real, utilizada cotidianamente pela maioria da população que depende do transporte público.
Ao longo do mandato, entrou em mais de mil ônibus para prestar contas de sua atuação como vereador diretamente à população que usa e depende do transporte público diariamente, dialogando com trabalhadoras e trabalhadores nos trajetos da cidade.
Apelo ao presidente Lula
Ao comentar o acordo firmado entre a governadora Raquel Lyra e o presidente Lula para a estadualização do metrô, Ivan Moraes afirmou publicamente.“A governadora Raquel Lyra (PSD) fechou um acordo com o presidente Lula para estadualizar o metrô do Recife. O plano da governadora é privatizar o metrô.
O governo federal vai investir 4 bilhões de reais nos cinco primeiros anos da privatização. Ou seja, vai entregar o metrô nos trinques pro privado lucrar.”Em outra manifestação pública, Ivan criticou o alinhamento político em torno da privatização e fez um apelo direto ao presidente da República.
“Da governadora, não esperava atitude diferente. Afinal, até a água ela quer transformar em mercadoria. O prefeito João Campos (PSB) apoiou a atitude. Zero surpresas. Pra quem privatiza UBS, parques e agora quer privatizar um bairro, isso é fichinha. Agora, Lulão? Meu presidente, bora rever isso! Privatizar não é a solução.”
Nosso partido destaca ainda que o presidente Lula tem uma ampla trajetória política de décadas trabalhando em defesa dos bens públicos e da população mais pobre. Logo, aceitar e levar adiante um projeto privatista que só prejudica a população de seu estado natal é de uma extrema contradição.
2025 | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99
Feito por Sitio.App.br