Crédito: Câmara Municipal do Recife
O vereador Ivan Moraes (PSOL) denunciou que o Recife tem batido recordes no índice de mortalidade materna, em discurso na tribuna da Câmara Municipal, em reunião plenária da última terça-feira (25). Ele também destacou requerimentos de sua autoria sobre prevenção à morte materna. As propostas foram construídas após a realização de audiência pública de iniciativa de seu mandato sobre as demandas da sociedade por melhorias na saúde no período da gestação e do puerpério.
Segundo Ivan, “a cidade está com o índice muito acima do que a Organização Mundial da Saúde preconiza como aceitável. Esses índices já eram altos e aumentaram muito a partir da pandemia”. O vereador aponta que a maioria dessas mortes é considerada evitável e que a própria caracterização delas é realizada em estudos da Prefeitura do Recife e do Comitê de Morte Materna. “Havendo protocolos específicos e a melhora no serviço para essas mulheres, a gente terá uma redução desse índice nefasto de morte materna, que nos assola há muito tempo”, defendeu.
Os requerimentos discutidos pelo vereador, todos com indicação à Secretaria de Saúde, foram os seguintes:
Requerimento 6026/2024: para que todas as escolas façam adesão ao Programa Saúde nas Escolas;
Requerimento 6029/2024: para que haja teste rápido de gravidez em todas as unidades de saúde;
Requerimento 60312024: para que se altere a meta de consultas pré-natal e passe de 6 para 8 por gestante, de acordo com a OMS;
Requerimento 6090/2024: para que haja um serviço de ultrassom 24h na Rede Municipal de Saúde.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal do Recife.
2025 | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99
Feito por Sitio.one