Dirigente afirma que PEC prejudica planejamento financeiro e usurpa prerrogativas do Executivo

Em entrevista, Michelle Santos reitera posição do PSOL-PE contra PEC das Emendas Parlamentares

08/04/25

Em entrevista realizada hoje (08) pela manhã, na Rádio Cultura do Nordeste, de Caruaru, Michelle Santos, secretária de Direitos Humanos do PSOL-PE e presidenta do PSOL Caruaru, reiterou a posição do partido contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das emendas parlamentares. A PEC, que está tramitando na Assembleia Legislativa de Pernambuco, aumenta a verba em mais de 900 milhões de reais. Ou seja, 2% do Receita Corrente Líquida do estado de Pernambuco seria destinada para pagamento de emenda parlamentar.

 

Michelle argumentou que essa proposta se trata de uma usurpação das prerrogativas do Executivo pelo Legislativo. A secretária defende que ampliar verba destinada para emenda parlamentar é prejudicar o planejamento financeiro do estado de Pernambuco, porque os recursos acabam ficando pulverizados.

 

Ela também destacou que essa PEC pode contribuir com o aumento de casos de corrupção, tendo em vista a dificuldade de fiscalizar as emendas parlamentares e o caráter clientelista da política do estado. O resultado seria o benefício de um grupo em detrimento dos pernambucanos que mais precisam de políticas públicas estratégicas.

 

 

César Lucena, apresentador do programa Comando Geral da Notícia, concordou com Michelle. No entanto, questionou o apoio de outros partidos. "A grande maioria dos partidos é a favor. E aí não tem oposição. A grande maioria quer que aumente. Enquanto o PSOL tem essa posição mais coerente, transparente, as grandes siglas não se opõem, são favoráveis", disse o radialista.

 

Michelle respondeu afirmando que a PEC seria retirada de pauta, devido às movimentações políticas. "Aqui a gente não tá falando de lado político, a gente tá falando de coerência política, de aplicação da verba pública, de responsabilidade com o Erário Público. A aprovação da PEC implicaria uma derrota ao povo pernambucano", defendeu a secretária de Direitos Humanos do PSOL Pernambuco.

 

Confira entrevista a partir dos 1:34:15

 

2025  | Diretório Estadual de Pernambuco | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
CNPJ: 10.737.784/0001-99

Feito por Sitio.one